II CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE TRANSTORNOS DE

APRENDIZAGEM E REABILITAÇÃO

27, 28 e 29 de MAIO de 2009  -  UNIFMU – SÃO PAULO – SP

 

 

27/MAIO/2009 – QUARTA-FEIRA

 

8h00 – credenciamento

 

9h00 – abertura oficial do congresso


Cerimonial: Sr. Marcelo Rodrigues de Carvalho

Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo
Presidente do Instituto Metropolitano de Saúde - UniFMU

Prof. Dr. José M. Montiel
Presidente do II Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação

Profa. Alexa L. Sennyey
Coordenadora Técnica e Científica do II Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação

 

9h30 – MESA 1 - Comprometimentos no Desenvolvimento da Aprendizagem

Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Benevides Soares – UERJ

 

As práticas educativas familiares e sua influência no desenvolvimento da aprendizagem

Profa. Dra. Maria das Graças Vasconcelos Paiva – UERJ

 

Neuropsicologia Cognitiva e a sua contribuição para estudo de alguns

comprometimentos no desenvolvimento da aprendizagem: uma breve reflexão

Profa. Dra. Simone Cagnin – UERJ

 

A compreensão da linguagem escrita por alunos portadores da Síndrome de

Asperger: um estudo exploratório

Profa. Dra. Adriana Benevides Soares – UERJ

 

 11h30 – almoço (não incluso) / apresentação de pôsteres

 

14h00 – MESA 2 - Discalculia / Acalculia

Coordenadora: Profa. Dra. Flávia Heloísa Dos Santos – UNESP-ASSIS

 

Atualidade em Discalculia do Desenvolvimento

Profa. Dra. Flavia Heloísa Dos Santos – UNESP/Assis

 

Prejuízos específicos em habilidades matemáticas de crianças com transtornos de aprendizagem

Mestrando Paulo Adilson Da Silva - – UNESP/Assis

 

Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com epilepsia parcial

Aprimoranda Michele Candida Frigerio - FAMERP

 

Intervenção psicopedagógica nas dificuldades na matemática

Doutoranda Gessilda Cavalheiro Müller - PPGEDU - FACED - UFRGS

  

16h00 – café

 

16h30 – MESA 3 - Compartilhando experiências clínicas na caracterização e

na intervenção em TANV

Coordenadora: Profa. Dra. Lilia Maise de Jorge - UNITAU

 

Avaliação e raciocínio clínico: um estudo de caso

Profa. Dra. Lília Maíse de Jorge - psicóloga clínica - UNITAU

 

Intervenção clínica psicológica: relato de experiência

Prof. Dr. Daniel Del Rey - psicólogo clínico

 

Orientação acadêmica: otimizando a relação ensino-aprendizagem

Profa. Dra. Ana Sílvia Figueiral - especialista em psicopedagogia

 

 18h30 – Coquetel de abertura e lançamento do livro do Congresso

 

 

28/MAIO/2009 – QUINTA-FEIRA

 

 

8h00 – MESA – 4 – Dislexia

Coordenador: Prof. Dr. Elizeu C.Macedo – Univ.Presbiteriana Mackenzie

 

Modelos em dislexia
Profa. Dra. Ana Luiza Pinto Navas -
Fac. Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo

 

Análise dos movimentos oculares em dislexia

Profa. Katerina Lukasova - UNICSUL/ Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Avaliação neuropsicologica em dislexia

Profa. Anna Carolina Cassiano Barbosa -  CRDA/ Universidade Presbiteriana Mackenzie

Padrão de respostas de disléxicos na Bateria de Avaliação de Leitura e Escrita

Profa. Carolina Mattar Julien Toledo Piza - NANI/CPN-/UNIFESP  /  EMP/UNIFESP 

10h00 – café

 

10h30 – MESA – 5 – Disgrafia

Coordenadora: Profa. Dra. Sylvia Maria Ciasca – UNICAMP

 

Disgrafia: aspectos gerais

Profa. Dra. Sylvia Maria Ciasca - UNICAMP

 

Relação entre a leitura e escrita

Profa. Dra. Patrícia de Abreu Crenitte – FOB-USP

 

Aspectos pedagógicos

Profa. Dra. Sonia Rodrigues - UNICAMP

 

Processo interventivo

Profa. Dra. Cintia A. Salgado - UNICAMP

 

12h30 – almoço (não incluso) / apresentação de pôsteres

 

14h30 – MESA 6 – Avaliação Psicológica Infantil

Coordenadora: Profa. Dra. Alessandra Gotuzo Seabra - Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Avaliação de comportamento de risco de crianças e adolescentes brasileiros: meninos agressivos são mesmo impopulares na escola?

Profa. Dra. Caroline Tozzi Reppold - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre -  UFCSPA

 

Inteligência e aprendizagem 

Prof. Dr. Ricardo Primi – USF – ITATIBA

 

Avaliação psicoeducacional infantil

Profa. Dra. Alessandra Gotuzo Seabra – Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

16h30 – café

 

17h00 - MESA 07 - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Coordenadora: Profa. Dra. Mônica Carolina Miranda – UNIFESP / Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

O que há de novo na neurobiologia do TDAH

Profa. Dra Sueli Rizzuti – UNIFESP

 

O TDAH como comorbidade nas epilesias

Ms. Patricia Rzezak  - Ipq-FMUSP / UNIFESP

 

Análise da Afetividade de crianças com TDAH pelo método de Rorschach: um enfoque junguiano

Ms Rosangela Figaro – PUC-SP

 

Treino cognitivo no tratamento do TDAH

Profa. Dra. Monica C. Miranda – UNIFESP

 

 

29/MAIO/2009 – SEXTA-FEIRA

 

8h00 – MESA 8 – Transtornos psiquiátricos na escola

Coordenador: Prof. Dr. Fábio Barbirato – PUC-Rio  / Santa Casa da Misericórdia – RJ

 

Porque os profissionais de educação precisam saber sobre os transtornos psiquiátricos em crianças e adolescente?

Prof. Dr. Cesar de Moraes - UNICAMP / PUC-CAMPINAS

 

Pré-escolar e saúde mental, o que temos de novo?                                                   

Profa. Gabriela Dias - Santa Casa do Rio/UFRJ 

 

Drogas e a escola, o que é preciso saber para evitá-las?                                             

Prof. Gabriel Broestein  Santa Casa Rio/UNIFESP 

 

Transtornos psiquiátricos e a escola, como identificar sem estigmatizar?

Prof. Dr.  Fabio Barbirato – PUC-Rio  / Santa Casa da Misericórdia – RJ

 

10h00 – café

 

10h30 – MESA 9 - Transtornos Invasivos do Desenvolvimento

Coordenador: Prof. Dr. Cesar de Moraes – UNICAMP / PUC-CAMPINAS

 

Sinais precoces do autismo infantil

Prof. Gabriela M. Dias - Santa Casa do Rio/UFRJ 

 

Neurobiologia dos transtornos invasivos do desenvolvimento

Prof. Dr. Caio Abujadi - PUC-Campinas

 

Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Prof. Dr. Fabio Barbirato - PUC-Rio  / Santa Casa da Misericórdia – RJ

 

Modelos psico-educacionais para crianças com autismo

Prof. Dr. Cêsar de Moraes - UNICAMP / PUC-CAMPINAS

Discussão

 

12h30 - almoço (não incluso) / apresentação de pôsteres

 

14h30 – MESA 10 - Recursos para avaliação neuropsicológica e psicométrica e

intervenção clínica e educacional em surdez e deficiência auditiva.

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Cesar Capovilla – USP

 

Desenvolvimento da linguagem oral, escrita e de sinais no surdo e no DA: Recursos de avaliação e intervenção, e seus resultados

Prof. Dr. Fernando C. Capovilla - USP

 

O Novo Dicionário Enciclopédico Ilustrado Expandido de Libras

Profa. Dra. Walkiria Duarte – USP

 

Modelos, instrumentos e resultados de avaliação de leitura orofacial em escolares surdos

Profa. Dra. Cibele Cecconi Sousa-Sousa - USP

 

16h30 – café

 

17h00 – MESA 11 - Disortografia

Coordenadora: Profa. Dra. Renata  Mousinho - UFRJ

 

Ortografia e Disortografia

Profa. Dra. Renata Mousinho – UFRJ

 

Análise dos processos e estratégias de escrita na avaliação da ortografia

Profa. Dra. Maria Tereza Mazorra dos Santos – Thot

 

Disortografia: avaliação e intervenção baseada na semiologia do erro

Prof. Dra. Simone Aparecida Capellini – FFC/UNESP - Marília-SP

 

19h00 – encerramento

 

 obs.: programação sujeita a alteração, sem prévio aviso.

 

 

<< Voltar