II CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE TRANSTORNOS DE
APRENDIZAGEM E REABILITAÇÃO
27, 28 e 29 de MAIO de 2009 - UNIFMU – SÃO PAULO – SP
27/MAIO/2009 – QUARTA-FEIRA
8h00 – credenciamento
9h00 – abertura oficial do congresso
Cerimonial: Sr. Marcelo Rodrigues de Carvalho
Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo
Presidente do Instituto Metropolitano de Saúde - UniFMU
Prof. Dr. José M. Montiel
Presidente do II Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação
Profa. Alexa L. Sennyey
Coordenadora Técnica e Científica do II Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação
9h30 – MESA 1 - Comprometimentos no Desenvolvimento da Aprendizagem
Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Benevides Soares – UERJ
As práticas educativas familiares e sua influência no desenvolvimento da aprendizagem
Profa. Dra. Maria das Graças Vasconcelos Paiva – UERJ
Neuropsicologia Cognitiva e a sua contribuição para estudo de alguns
comprometimentos no desenvolvimento da aprendizagem: uma breve reflexão
Profa. Dra. Simone Cagnin – UERJ
A compreensão da linguagem escrita por alunos portadores da Síndrome de
Asperger: um estudo exploratório
Profa. Dra. Adriana Benevides Soares – UERJ
11h30 – almoço (não incluso) / apresentação de pôsteres
14h00 – MESA 2 - Discalculia / Acalculia
Coordenadora: Profa. Dra. Flávia Heloísa Dos Santos – UNESP-ASSIS
Atualidade em Discalculia do Desenvolvimento
Profa. Dra. Flavia Heloísa Dos Santos – UNESP/Assis
Prejuízos específicos em habilidades matemáticas de crianças com transtornos de aprendizagem
Mestrando Paulo Adilson Da Silva - – UNESP/Assis
Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com epilepsia parcial
Aprimoranda Michele Candida Frigerio - FAMERP
Intervenção psicopedagógica nas dificuldades na matemática
Doutoranda Gessilda Cavalheiro Müller - PPGEDU - FACED - UFRGS
16h00 – café
16h30 – MESA 3 - Compartilhando experiências clínicas na caracterização e
na intervenção em TANV
Coordenadora: Profa. Dra. Lilia Maise de Jorge - UNITAU
Avaliação e raciocínio clínico: um estudo de caso
Profa. Dra. Lília Maíse de Jorge - psicóloga clínica - UNITAU
Intervenção clínica psicológica: relato de experiência
Prof. Dr. Daniel Del Rey - psicólogo clínico
Orientação acadêmica: otimizando a relação ensino-aprendizagem
Profa. Dra. Ana Sílvia Figueiral - especialista em psicopedagogia
18h30 – Coquetel de abertura e lançamento do livro do Congresso
28/MAIO/2009 – QUINTA-FEIRA
8h00 – MESA – 4 – Dislexia
Coordenador: Prof. Dr. Elizeu C.Macedo – Univ.Presbiteriana Mackenzie
Modelos em dislexia
Profa. Dra. Ana Luiza Pinto Navas -
Fac. Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo
Análise dos movimentos oculares em dislexia
Profa. Katerina Lukasova - UNICSUL/ Universidade Presbiteriana Mackenzie
Avaliação neuropsicologica em dislexia
Profa. Anna Carolina
Cassiano Barbosa -
CRDA/ Universidade Presbiteriana Mackenzie
Padrão de respostas de disléxicos na Bateria de
Avaliação de Leitura e Escrita
Profa. Carolina Mattar Julien Toledo Piza - NANI/CPN-/UNIFESP / EMP/UNIFESP
10h00 – café
10h30 – MESA – 5 – Disgrafia
Coordenadora: Profa. Dra. Sylvia Maria Ciasca – UNICAMP
Disgrafia: aspectos gerais
Profa. Dra. Sylvia Maria Ciasca - UNICAMP
Relação entre a leitura e escrita
Profa. Dra. Patrícia de Abreu Crenitte – FOB-USP
Aspectos pedagógicos
Profa. Dra. Sonia Rodrigues - UNICAMP
Processo interventivo
Profa. Dra. Cintia A. Salgado - UNICAMP
12h30 – almoço (não incluso) / apresentação de pôsteres
14h30 – MESA 6 – Avaliação Psicológica Infantil
Coordenadora: Profa. Dra. Alessandra Gotuzo Seabra - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Avaliação de comportamento de risco de crianças e adolescentes brasileiros: meninos agressivos são mesmo impopulares na escola?
Profa. Dra. Caroline Tozzi Reppold - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
Inteligência e aprendizagem
Prof. Dr. Ricardo Primi – USF – ITATIBA
Avaliação psicoeducacional infantil
Profa. Dra. Alessandra Gotuzo Seabra – Universidade Presbiteriana Mackenzie
16h30 – café
17h00 - MESA 07 - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Coordenadora: Profa. Dra. Mônica Carolina Miranda – UNIFESP / Universidade Presbiteriana Mackenzie
O que há de novo na neurobiologia do TDAH
Profa. Dra Sueli Rizzuti – UNIFESP
O TDAH como comorbidade nas epilesias
Ms. Patricia Rzezak - Ipq-FMUSP / UNIFESP
Análise da Afetividade de crianças com TDAH pelo método de Rorschach: um enfoque junguiano
Ms Rosangela Figaro – PUC-SP
Treino cognitivo no tratamento do TDAH
Profa. Dra. Monica C. Miranda – UNIFESP
29/MAIO/2009 – SEXTA-FEIRA
8h00 – MESA 8 – Transtornos psiquiátricos na escola
Coordenador: Prof. Dr. Fábio Barbirato – PUC-Rio / Santa Casa da Misericórdia – RJ
Porque os profissionais de educação precisam saber sobre os transtornos psiquiátricos em crianças e adolescente?
Prof. Dr. Cesar de Moraes - UNICAMP / PUC-CAMPINAS
Pré-escolar e saúde mental, o que temos de novo?
Profa. Gabriela Dias - Santa Casa do Rio/UFRJ
Drogas e a escola, o que é preciso saber para evitá-las?
Prof. Gabriel Broestein Santa Casa Rio/UNIFESP
Transtornos psiquiátricos e a escola, como identificar sem estigmatizar?
Prof. Dr. Fabio Barbirato – PUC-Rio / Santa Casa da Misericórdia – RJ
10h00 – café
10h30 – MESA 9 - Transtornos Invasivos do Desenvolvimento
Coordenador: Prof. Dr. Cesar de Moraes – UNICAMP / PUC-CAMPINAS
Sinais precoces do autismo infantil
Prof. Gabriela M. Dias - Santa Casa do Rio/UFRJ
Neurobiologia dos transtornos invasivos do desenvolvimento
Prof. Dr. Caio Abujadi - PUC-Campinas
Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Prof. Dr. Fabio Barbirato - PUC-Rio / Santa Casa da Misericórdia – RJ
Modelos psico-educacionais para crianças com autismo
Prof. Dr. Cêsar de Moraes - UNICAMP / PUC-CAMPINAS
Discussão
12h30 - almoço (não incluso) / apresentação de pôsteres
14h30 – MESA 10 - Recursos para avaliação neuropsicológica e psicométrica e
intervenção clínica e educacional em surdez e deficiência auditiva.
Coordenador: Prof. Dr. Fernando Cesar Capovilla – USP
Desenvolvimento da linguagem oral, escrita e de sinais no surdo e no DA: Recursos de avaliação e intervenção, e seus resultados
Prof. Dr. Fernando C. Capovilla - USP
O Novo Dicionário Enciclopédico Ilustrado Expandido de Libras
Profa. Dra. Walkiria Duarte – USP
Modelos, instrumentos e resultados de avaliação de leitura orofacial em escolares surdos
Profa. Dra. Cibele Cecconi Sousa-Sousa - USP
16h30 – café
17h00 – MESA 11 - Disortografia
Coordenadora: Profa. Dra. Renata Mousinho - UFRJ
Ortografia e Disortografia
Profa. Dra. Renata Mousinho – UFRJ
Análise dos processos e estratégias de escrita na avaliação da ortografia
Profa. Dra. Maria Tereza Mazorra dos Santos – Thot
Disortografia: avaliação e intervenção baseada na semiologia do erro
Prof. Dra. Simone Aparecida Capellini – FFC/UNESP - Marília-SP
19h00 – encerramento
obs.: programação sujeita a alteração, sem prévio aviso.