PUBLICAÇÕES

 

                                                                         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

                                                                                                                                                                                            

ATUALIZAÇÃO EM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Organizadores
José M. Montiel
/ Fernando C. Capovilla

Este livro se concentra nas competências de leitura, de escrita, e de aritmética; mais precisamente na aquisição e no desenvolvimento dessas competências, bem como nos problemas que podem dificultar ou mesmo transtornar essa aquisição e esse desenvolvimento. Uma série de problemas pode se interpor durante a aquisição e o desenvolvimento das competências, atrasando ou reduzindo a sua consecução. Quando os problemas decorrem de inadequações de fatores ambientais (quer da escola, como métodos de alfabetização escolar inadequados, quer da família, como baixo envolvimento e apoio dos pais), eles acarretam dificuldades de aprendizagem. Por outro lado, quando os problemas decorrem de variáveis neuroanatomofisiopatológicas da criança (como nas dislexias, disgrafias e disortografias, discalculias e epilepsias), eles constituem transtornos de aprendizagem.

ISBN: 978-85-367-0108-0

664 páginas
Capa Flexível 16x23cm
Papel off-set

Editora Artes Médicas - Televendas 0800 55 9033  ou compre pelo site: www.artesmedicas.com.br
 

 

 

 

 

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: da avaliação à reabilitação

Alexa L. Sennyey / Fernando C. Capovilla / José M. Montiel

312 páginas
Papel off-set 90g
Formato 16x23
Encadernado
ISBN: 978-85-367-0082-3

Este pequeno livro introdutório de amplo escopo apresenta uma visão compreensiva dos transtornos de aprendizagem em alguns dos principais quadros de interesse de psicólogos, psiquiatras, pediatras, psicopedagogos, pedagogos e fonoaudiólogos, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de aprendizagem não verbal, transtorno de conduta e aprendizagem, transtornos de ansiedade, transtorno de humor bipolar, transtornos invasivos do desenvolvimento, dislexia, surdez congênita, discalculia, disortografica e disgrafia.

O livro aborda desde questões de prevalência e etiologia dos quadros, passando por modelos teóricos para sua explicação e compreensão, e estratégias de avaliação clínica e neuropsicológica e psicométrica, até chegar a estratégias de intervenção visando à prevenção e ao tratamento para reabilitação. A ênfase repousa na análise dos mecanismos por meio dos quais os diversos problemas de natureza neuropsicológica (de etiologia neurossensorial, neuromotora, e/ou neurolinguística) e neuropsiquiátrica afetam o desenvolvimento linguístico, cognitivo, afetivo e social e em particular, o desenvolvimento da aprendizagem escolar, com especial atenção na aprendizagem do ler, do escrever e do contar.

Editora Artes Médicas - Televendas 0800 55 9033  ou compre pelo site: www.artesmedicas.com.br

.

.
 


Cérebro e Aprendizagem

 LUIZA ELENA

"Cérebro e Aprendizagem: um jeito diferente de viver" (Tecmedd Editora, 2ª edição, SP, 2005). Orienta o aperfeiçoamento da memória e do desempenho pessoal a partir da compreensão dos aspectos envolvidos na aprendizagem, na utilização positiva de erros e dúvidas, no cultivo da auto-estima e das relações inter-pessoais, oferecendo exercícios práticos para desenvolver as habilidades cognitivas.

Vendas:

www.ribeirodovalle.com.br     
Fone/fax: (35) 3721 5102
 

.

Neuropsicologia do desenvolvimento

 MÔNICA MIRANDA

Pretende-se que este livro seja o primeiro de uma série sobre Neuropsicologia do Desenvolvimento, e este primeiro título foi concebido com a proposta de fornecer subsídios teóricos e clínicos que possam fundamentar uma prática mais integrativa para profissionais da saúde e da educação que atuam ou se interessam pela ampla área do neurodesenvolvimento, sintonizando-os com as inovações das Neurociências, todavia sem negligenciar os aspectos socioculturais inerentes a todo processo neuropsicológico. Assim, neste exemplar o leitor encontrará conceitos e

.

abordagens da Neuropsicologia do Desenvolvimento. Mais especificamente, estudiosos e clínicos renomados nesta área do conhecimento discutem questões relevantes que permitem tanto uma delimitação da teoria a da prática clínica quanto uma análise sobre as relações complexas e intrínsecas entre neurodesenvolvimento e plasticidade. Temas relativos ao desenvolvimento de funções como a atenção, a linguagem e a memória são contemplados neste volume, assim como também são enfatizadas considerações importantes sobre a influência de fatores socioculturais no neurodesenvolvimento e sobre a avaliação neuropsicológica em crianças. Por fim, são apresentadas as mais atuais abordagens neuropsicológicas em transtornos como a dislexia, distúrbios da fluência da fala, gagueira e autismo. São, ainda, enfatizadas tanto as contribuições da Psicopedagogia com foco na teoria da modificabilidade cognitiva quanto aspectos pertinentes à abordagem interdisciplinar a partir do estudo de casos clínicos.

Vendas:

www.unifesp.br/dpsicobio/gruponani
Fone: (55-11) 5549-6899/ 5549-8476 / Fax: (55-11) 5572-5092