TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EM FORMA DE PÔSTER
O espaço destinado para cada painel será de 0,90cm (largura) X 1,00m (comprimento). É obrigatória a presença de um dos autores no local durante a exposição.
O apresentador do trabalho deverá estar inscrito no congresso.
TEMAS LIVRES
Prédio 19 - Auditório Ruy Barbosa
31/10/09 – 16h00 – 17h30
Sala 207 - Clinica de Linguagem
Coordenador: Grace Cristina Ferreira-Donati
T4 - Relato de caso: o uso da comunicação suplementar e alternativa em um menino com síndrome de cornélia de lange
Autor: Tânia Regina Baptista
Objetivo: Este é um breve relato de como a comunicação suplementar e ou alternativa pode contribuir à pratica clínica fonoaudiologica, e ultrapassar a visão de um trabalho entendido como somente a apresentação de símbolos para que a criança possa se expressar: a CSA é compreendida aqui como a possibilidade alternativa para a construção de linguagem, e da constituição do sujeito.
T102 - Estratégias e possibilidades no processo educacional e inclusivo das pessoas com autismo.
Autor: Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de Oliveira
Instituição: Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho - Campus de Presidente Prudente.
Objetivo: buscar estratégias que podem vir a contribuir para o processo educacional e inclusivo das pessoas com autismo.
T14 – Oficina de estória
Autores: Gilda Rosana Vidal Bertoli; Heloisa Sawada Suzuki; Miriam Susana Balian da Conceição
Instituição: Ambulatório de Especialidades César Antunes da Rocha – Prefeitura do Município de São Paulo
Objetivo: O objeto desta apresentação é a “oficina de estória”, um dos programas da reabilitação, cujo objetivo é oferecer um espaço de acolhimento e estimulação da comunicação.
T34 - Comunicação suplementar e/ou alternativa na clínica Fonoaudiológica: a iconicidade do símbolo gráfico
Autores: Giuliana Bonucci Castellano; Regina Maria Ayres de Camargo Freire
Instituições: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Associação dos Portadores de Paralisia Cerebral de Santos – APPC
Objetivo: Questionar a relevância da iconicidade dos símbolos gráficos para a clínica fonoaudiológica, a partir das contribuições de Saussure.
T38 - Sobre a institucionalização de pessoas com paralisia cerebral: uma reflexão a respeito da difícil relação sujeito – linguagem – fonoaudiólogo
Autor: Tatiana Lanzarotto Dudas
Instituição: PUC-SP
Objetivo: introduzir o uso dos sistemas de comunicação alternativos através de dados que permitissem avaliar resultados e seu impacto sobre pessoas que não podem oralizar e que são reduzidas à condição de “objeto”.
Sala 208 - Clinica de linguagem
Coordenador: Regina Yu Chun
T81 - Autismo, linguagem e comunicação suplementar e alternativa
Autor: Luciana Wolff
Objetivo: Este trabalho apresenta a concepção de linguagem como papel constitutivo e não apenas expressivo utilizando símbolos gráficos (PCS – Picture Communication Symbols) para oferecer a possibilidade dessas crianças, de avançarem para seguir além da aquisição de práticas sociais de comunicação, ou de apenas articular sons, mas sim de serem introduzidas no funcionamento da linguagem, como efeito de sentido, no que ela tem de opacidade, de criatividade.
T114 - A escuta fonoaudiológica na implantação do serviço de comunicação alternativa e ampliada
Autores: Rosana Carla do Nascimento Givigi; Beatriz Campos Mudo; Bruna de Souza Diógenes; Juliana Nascimento de Alcântara
Instituição: Universidade Federal de Sergipe – UFS.
Objetivo: constituir um espaço de escuta na Clínica Fonoaudiológica da Linguagem, analisando o jogo interacional ali estabelecido e os modos singulares de sua produção. Partindo da constituição desse espaço terapêutico, buscou-se elementos para a implementação dos sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada num entendimento de que são postos em movimento pelo funcionamento da linguagem.
T119-Avaliação da funcionalidade de paciente adulto com síndrome olivopontocerebelar no uso de comunicação suplementar e alternativa, sob modelo da CIF.
Autores: Helena Maria Soares Panhan, Erika Teixeira, Ronaldo De Martino Simões.
Objetivo: Apresentar a avaliação de paciente com Síndrome Olivopontocerebelar e captar dados sobre níveis de Funcionalidade e Incapacidade com a introdução da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) na adoção do modelo da CIF.
T122 - Estudo de caso de criança traqueostomizada: iniciação em comunicação alternativa pelo brincar
Autores: Amanda Zerbeto, Daniele Lins, Izabella dos Santos, Viviane Zerbinati, Marilda Botega e Lucia Reily
Instituição: CEPRE – Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp
Objetivo: Este trabalho apresenta o estudo de caso de um menino que foi traqueostomizado ainda na fase pré-lingual, no 26º dia de vida. Trata-se de um tema relevante para o campo da comunicação suplementar e alternativa (CSA), contribuindo com dados de pesquisa sobre a atuação clínica com uma criança em idade pré-escolar sem possibilidade de vocalização, mas cuja motricidade geral e capacidade cognitiva estão preservadas.
T17 - Comunicação com portadores de deficiência auditiva – um estudo para a assistência e o ensino de enfermagem
Autores: Rodrigo Sousa de Miranda; Maria Soledade Simeão dos Santos
Instituição: Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; Diretoria do Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem (NUPESENF).
Objetivos: foram apontar as dificuldades expressadas pelos deficientes auditivos sobre a sua assistência, descrever os vínculos estabelecidos com os portadores de deficiência auditiva na assistência, analisar a necessidade de capacitação dos enfermeiros tendo em vista a humanização da assistência.
Sala 209 - Inclusão
Coordenador: Erika Nobre Duarte
T26: O uso da prancha temática na escola regular possibilidade ou um bicho de sete cabecas?
Autor: Elaine Cristina Paixão da Silva
Objetivo: relatar a formação realizada com professores e coordenadores pedagógicos sobre comunicação alternativa e suplementar mostrando como as pranchas temáticas podem fazer parte da rotina da sala de aula favorecendo a inclusão dos alunos com distúrbio severo de comunicação.
T27 - A comunicação alternativa na inclusão de alunos surdos na educação infantil
Autor: Elaine Cristina Paixão da Silva
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência com o uso da Comunicação Alternativa, no trabalho com uma aluna surda, a fim de subsidiar os Profissionais da Educação, através da descrição das adaptações curriculares de pequeno porte, realizados por uma professora da Educação Infantil.
T53 - Adaptação das atividades escolares por meio da comunicação suplementar e alternativa
Autores: Mariana Gurian Manzini; Ingrid da Silva Ricomini; Jaquelini Alzira dos Santos; Fabiana S. Sameshima; Débora Deliberato
Instituição: Departamento de Educação Especial – UNESP/Marília.
Objetivo: deste trabalho foi inserir os professores de alunos com deficiência e com severos distúrbios de comunicação na confecção das atividades pedagógicas com o uso de recursos de comunicação suplementar e alternativa.
T57 - Adaptação de livro com figuras de comunicação suplementar e alternativa para atividade de conto de história para crianças com deficiência de uma escola de ensino regular
Autores: Débora Morais Pereira; Débora Deliberato; Natália Bittar Mastello; Fabiana Delgado Diaz Medina; Aila N.C.Rocha
Instituição: Programa de Aprimoramento Profissional – Departamento de Educação Especial – UNESP/Marília
Objetivo: Inserir alunos com deficiência nas atividades de contos e recontos de histórias e confeccionar livro adaptado com figuras de Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) para alunos da classe especial de uma pré-escola do Ensino Público.
T73 - Comunicação suplementar e alternativa: para a rede, em rede e na rede regular de ensino
Autores: Andréa Mariz de Medeiros Girardi, Carla Silvestre, Denise Pereira Silva, Elaine Cristina Paixão da Silva, Heidi Mara De Maré, Janice Caovila, Marcia Azevedo de Sousa Matumoto, Sandra Regina Antunes, Silvia Guarinello Cariola, Simone Aparecida Conceição Favaretto, Renata Cristina Bernardi Gramani
Objetivo: O objetivo deste trabalho é historicizar nosso percurso como fonoaudiólogas educacionais da Rede Regular de Ensino do Município de São Bernardo do Campo/SP, no que se refere à apropriação da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) como recurso para a inclusão de todas as crianças com distúrbios severos de comunicação.
Sala 210 – Modelos teóricos e/ou pesquisa científica
Coordenador: Maria Amélia Almeida
T10 - Percepção de professores à respeito do uso da comunicação suplementar e alternativa no contexto da música
Autores: Munique Massaro; Débora Deliberato; Vanessa Rodrigues.
Instituição: Departamento de Educação Especial – Unesp/Marília.
Objetivo: Analisar o relato do professor em relação aos aspectos expressivos e de ensino-aprendizagem dos alunos com severos distúrbios de comunicação oral e escrita durante a utilização dos recursos de comunicação suplementar e alternativa nas situações de música.
T18 - Caracterização dos enunciados de um aluno não-falante com paralisia cerebral durante o reconto de histórias com e sem o tabuleiro de comunicação suplementar
Autores: Nathália Silveira da Guarda; Débora Deliberato
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp- Marília.
Objetivo: A presente pesquisa visou a caracterização dos enunciados de um aluno não-falante com paralisia cerebral durante o reconto de histórias com e sem o tabuleiro de comunicação suplementar.
T 87 - Perfil de alunos de pedagogia que estão frequentando curso de formação inicial de professores para atuação na área de tecnologia assistiva com ênfase em comunicação alternativa e ampliada
Autores: Carolina Rizzotto Schirmer; Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Objetivo : a) planejar, implementar e avaliar a eficácia de programas de formação inicial (para graduandos em Pedagogia da UERJ) sobre a TA com ênfase na CAA para favorecer a acessibilidade comunicativa por alunos com deficiência física, múltipla e autismo, não oralizados, em contextos funcionais. b) analisar o processo comunicativo de alunos com deficiência severa de comunicação oral com seus interlocutores na escola e no Centro de Referência em Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa da UERJ (graduandos de Pedagogia) e c) descrever as percepções de graduandos em Pedagogia quanto às habilidades comunicativas desses alunos não oralizados antes e após a formação em Tecnologia Assistiva com ênfase em CAA.
T74 - Reunião de pesquisa: análise de conteúdo dos relatos de uma professora sobre o uso da comunicação alternativa com alunos não-falantes
Autores: Alzira Maira Perestrello Brando;Carolina Rizzotto Schirmer; Catia Crivelenti de Figueiredo Walter ; Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes .
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Objetivo: Descrever e analisar o conteúdo das falas da professora de turma durante as reuniões com o grupo de pesquisa.
T124 - Funções comunicativas das mensagens emitidas por usuários de comunicação alternativa e ampliada em sala de aula
Autores: Silvia Regina Simeão Sant’Anna, Fernanda Magalhães Obelar, Ana Clara de Abreu Vidal, Danielle Brito, Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Objetivo: Analisar as mensagens elaboradas por três alunos não oralizados com paralisia cerebral na sala de aula através dos recursos de Comunicação Alternativa em interação com a professora e seus colegas de turma.
T127 – Recursos de comunicação suplementar e alternativa na classe especial de alunos com deficiência motora
Autores: Vanessa Rodrigues, Débora Deliberato, Munique Massaro
Instituição: Departamento de Educação Especial - UNESP – Campus de Marília
Objetivos: Analisar os recursos suplementares e alternativos de comunicação confeccionados por meio das figuras do Picture Communication Symbols para alunos com severos distúrbios da comunicação oral e escrita nas situações de histórias, assim como favorecer e ampliar o processo expressivo desses alunos com necessidades educacionais especiais por seleção, implementação e adequação dos diferentes recursos comunicativos.
Sala 211 - Modelos teóricos e/ou pesquisa científica
Coordenador: Roseli Vasconcellos Sequeira Manoel
T61 - Levantamento bibliográfico da produção nacional e internacional sobre autismo e comunicação alternativa nos últimos 5 anos
Autores:Tatiana Pontrelli Mecca,Renata de Lima Velloso
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico entre os anos de 2004 a 2009 sobre a produção científica relacionada à comunicação alternativa e autismo.
T76 - Levantamento de recursos de tecnologia assistiva utilizados no processo educacional por professora em formação continuada
Autores: Carolina Rizzotto Schirmer; Cláudia Alexandra; Alzira Perestrello Brando; Catia Crivelenti de Figueiredo Walter; Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Objetivo: levantar e descrever os recursos de TA utilizados em sala de aula por uma professora ao longo do seu período de formação continuada.
T92 - Considerações na adoção da CIF: perspectivas na clínica e pesquisa da comunicação suplementar e alternativa
Autor: Helena Maria Soares Panhan
Objetivo: O trabalho visa apresentar as possibilidades de visualização através dos diagramas propostos pela CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) em diferentes domínios que permitam reunir e discutir componentes que captem dados de relevância para a clínica e pesquisa na área de Comunicação Suplementar e Alternativa.
T120 - Verificação da funcionalidade proporcionada pela CSA na conversação de
sujeitos com paralisia cerebral
Autores: Carlos Bandeira de Mello Monteiro, Helena Maria Soares Panhan, Ronaldo De Martino Simões
Objetivo: o objetivo deste trabalho é verificar os benefícios funcionais que a CSA possibilita para indivíduos com PC.
T125 - Interesse, interação social e formas comunicativas de alunos especiais em sala de aula
Autores: Danielle Abranches Brito , Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes ,Silvia Regina Simeão Sant’Anna; Cláudia Miharu Togashi
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Objetivo: analisar os efeitos do uso de recursos da comunicação alternativa no interesse dos alunos, falantes e não falantes, nas atividades pedagógicas e na interação social em sala de aula.
Sala 103 - Tecnologia e Acessibilidade
Coordenador: Vera Lucia V. de Souza
T30 - Uso da tecnologia assistiva para ampliação da comunicação: estudo de caso.
Autores: Camila Gioconda de Lima e Menezes Nitatori, Renata Matulja Soneghet
Objetivo: verificar a possibilidade de ampliação da comunicação funcional em paciente com seqüela de anóxia, através da adaptação de recursos de tecnologia assistiva
T50 - Capacitação dos alunos de graduação para confecção de recursos de tecnologia assistiva
Autores: Maraísa Fonseca Machado; Mariana Gurian Manzini; Aila Narene Dahwache Criado Rocha; Débora Deliberato
Instituição: Departamento de Educação Especial - UNESP/ Marília
Objetivo: capacitar alunos dos cursos de terapia ocupacional e fisioterapia a avaliar a necessidade, prescrever e confeccionar recursos de tecnologia assistiva.
T67 - Avaliação do processamento temporal de indivíduos com e sem afasia, cantores e não-cantores
Autores: Sandra Maria Pela; Liliane Desgualdo Pereira
Instituição: UNIFESP/EPM
Objetivo: Verificar o processamento temporal de indivíduos com afasia expostos e não-expostos à prática de canto-coral.
T95 - Informatização de pranchas de comunicação: o desenvolvimento das funções lexicais no discurso de um paciente adulto com paralisia cerebral institucionalizado
Autores: Letícia de Menezes Fraga; Victor Aniceto; Solange Vóvio Calvitti; Maria Luciane Mendes Nunes; Daniele Santos Dalla Lana; Mariana Saconato
Objetivo: desenvolvimento de um software com objetivo de informatizar as pranchas de comunicação e proporcionar ao paciente uma maior independência ao se comunicar.
T15 - A tecnologia assistiva como recurso à escolarização de alunos com paralisia cerebral na escolar regular: o relato das crianças
Autores: Ana Cristina de Jesus Alves e Thelma Simões Matsukura
Objetivo: Identificar os efeitos do uso da tecnologia assistiva no contexto da escolarização do aluno com paralisia cerebral a partir de sua própria percepção.
TEMAS LIVRES
Prédio 19
01/11/09 – 16h00 – 17h30
Prédio 19
Sala 207 - Clinica em linguagem
Coordenador: Luciana Paiva de Farias
T66 - Como se dá o processo de letramento / alfabetização da criança com surdocegueira
Autores: Marcia Maurílio Souza; Shirley Rodrigues Maia
Instituição: Ahimsa Associação Educacional para a Múltipla Deficiência.
Objetivo: Este trabalho tem por objetivo ser um instrumento estratégico para auxiliar os educadores de pessoas com surdocegueira e suas famílias na elaboração de programas educacionais que visem e facilitem o letramento / alfabetização.
T64 - Importância do trabalho com consciência fonológica em crianças usuárias de comunicação suplementar e alternativa
Autores: Fabiana Sayuri Sameshima, Débora Deliberato
Instituição: Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP/Marília, Departamento de Educação Especial UNESP/Marília
Objetivo: utilizar concomitantemente diferentes recursos no treino de consciência fonológica de uma criança sem fala articulada usuária de recursos de comunicação alternativa.
T68 – A clínica da linguagem e o uso da comunicação alternativa e ampliada como ferramenta na produção de outros sentidos para as alterações de linguagem
Autor: Rosana Carla do Nascimento Givigi; Kívia Santos Nunes
Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Objetivo: Analisar os discursos e seus sentidos acerca do sujeito com alterações de linguagem e, a partir disso, trabalhar com a família e escola no sentido de construir uma outra lógica de funcionamento, onde as relações dialógicas sejam levadas em conta e que o sujeito seja entendido imerso numa rede de significações e Implantar um laboratório de Comunicação Alternativa e Ampliada, que atenda indivíduos sem oralidade ou com dificuldades significativas na oralidade. A partir de essa implantação favorecer a o uso do sistema para os sujeitos que não oralizam.
T70 - A comunicação alternativa ampliada como proposta de intervenção para adolescente com Sindrome de Down: relato de um caso
Autores: Cândice Lima Moreschi; Aline Pillegi da Silva; Maria Amélia Almeida- Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos
Objetivo: O presente estudo teve por objetivo planejar, aplicar e avaliar um programa de intervenção sobre Comunicação Alternativa/Ampliada de uma adolescente de 14 anos, utilizando uma abordagem naturalística em uma Clínica Escola.
T75 - Acompanhamento fonoaudiológico em grupo e o uso da comunicação suplementar e/ou alternativa na afasia
Autores: Mariana Mendes Bahia; Renata de Lima Ramos; Regina Yu Shon Chun
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Objetivo: Investigar a repercussão do acompanhamento em grupo e uso da CSA na afasia.
Sala 208 - Inclusão
Coordenador: Luciana Wolff
T41 - A implantação de um sistema de comunicação suplementar e/ou alternativa em educandos com ausência ou dificuldade de comunicação verbal no contexto escolar
Autoras: Adriana Basso Corso e Rosicléia Siqueira Castro
Instituição: Secretaria Municipal de Educação de Araucária-Paraná
Objetivo: O estudo feito com um grupo de alunos de uma escola especial ,explorando o Software Livre de Comunicação Alternativa – Amplisoft demonstrou a importância da CSA para tornar o educando que apresenta ausência ou dificuldade de comunicação o mais independente possível em suas situações comunicativas.
T79 - Assessoria fonoaudiológica e capacitação de professores para implantação da comunicação suplementar e alternativa nas escolas da rede municipal de amparo
Autores: Luciana Wolff; Marisol Oliveira
Objetivo:Preparar através da CSA a Rede Municipal de Ensino para receber Portadores de Necessidades Especiais muitas vezes usuários dos Sistemas de Comunicação Suplementar e Alternativa.
T82 - As interações produzidas na relação professor e aluno sem comunicação oral
Autores: Graciela Rodrigues; Liliana Passerino
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-Graduação em Educação
Objetivo: Analisar as interações produzidas na relação professor e aluno utilizando-se da CAS, enquanto viabilizadora para a comunicação destes alunos.
T88 - Abordagem transdiciplinar em grupo de estimulação de comunicação alternativa
Autores: Carolina Rizzotto Schirmer; Mônica Junqueira; Ruth Garzon
Instituições: Unitec Ipanema; Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência deste grupo, que tem revelado resultados muito positivos como o aumento do uso funcional dos recursos de CAA pelos usuários e suas famílias.
T112 - A aplicação de sistemas de comunicação na educação infantil em crianças com transtornos globais do desenvolvimento
Autora: Aída Teresa dos Santos Brito
Objetivo: objetivo deste trabalho foi analisar as implicações do uso de Sistemas Suplementares e ou Alternativos de Comunicação (SSAC) como instrumentos de um processo de inclusão de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento em uma escola regular da rede particular de ensino,
Sala 209 - Família
Coordenador: Adriana Peres
T12 - Estudos dos fatores determinantes do uso e do não uso da CSA no contexto familiar
Autores: Simone Infingardi Krüger, Ana Paula Berberian
Instituição: Universidade Tuitu do Paraná
Objetivo: identificar fatores relacionados à utilização e à não utilização da CSA por membros da família de crianças usuárias de CSA na escola.
Trabalho 65
T65 - Livro de experiência real
Famílias brincando e motivando o desenvolvimento da linguagem em crianças com surdocegueira ou deficiência múltipla sensorial
Autores: Shirley Rodrigues Maia; Lília Giacomini; Márcia Maurílio Souza; Susana Maria Mana Aráoz; Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita; Vula Maria Ikonomidis; Ahimsa
Instituição: Associação Educacional para Múltipla Deficiência
Objetivo: ampliar a comunicação e desenvolver uma interação mais eficiente, foi a realização de livros de Experiência Real
T83 - A parceria da fonoaudiologia e terapia familiar sistêmica no trabalho de comunicação alternativa: relato de caso
Autores: Adriana Peres; Ada Pellegrini
Objetivo: O presente trabalho pretende demonstrar como, através de um trabalho conjunto da fonoaudióloga, utilizando recursos da CSA e da terapeuta familiar, foi e está sendo possível, estabelecer uma intensa comunicação e relação entre esta paciente e sua família, os profissionais do hospital, seus funcionários e suas enfermeiras particulares visando a abordagem de inúmeros conflitos gerados nestes elementos fundamentais desta rede tão significativa.
T19 - a família frente ao indivíduo não oralizado ou com dificuldades de comunicação: percepções e atitudes
Autores: Terezinha Ribeiro Guedes; Leila Regina d’Oliveira Nunes
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Objetivo: Investigar as atitudes e percepções dos pais quanto às habilidades comunicativas de seus filhos não falantes ou com dificuldades de comunicação.
T20 - Interações familiares de alunos com paralisia cerebral não oralizados
Autores: Terezinha Ribeiro Guedes; Leila Regina d’Oliveira Nunes
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Objetivo: Descrever e analisar as interações de alunos não falantes, usuários ou não de comunicação alternativa e ampliada, com seus familiares, em seus lares.
Sala 210 - Modelos teóricos e /ou pesquisa científica
Coordenador: Lucia H. Reily
T36 - Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos sem oralidade
Autores: Aldine Nogueira da Silva,Eduardo José Manzini ,Débora Deliberato
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Marília
Objetivo: Identificar e analisar as estratégias de mediação em atividades de reconto de histórias com alunos sem oralidade acometidos por paralisia cerebral.
T47 - Identificação de vocábulos relacionado às preferências e rotinas de crianças e jovens não-oralizados relatados por familiares
Autores: Andréa Carla Paura, Débora Deliberato
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação – Unesp - Marília
Objetivo: esse estudo teve como objetivo identificar vocábulos do repertório de vocabulário de 12 crianças e jovens não-oralizadas, por meio de entrevistas com doze familiares.
T84 - Alunos com paralisia cerebral: a voz através da comunicação alternativa e a vez através das habilidades sociais
Autores: Patricia Lorena Quiterio, Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes, Eliane Gerk Carneiro
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Objetivo: Elaborar um inventário de avaliação das Habilidades Sociais para pessoas não-oralizadas utilizando pranchas de Comunicação Alternativa e adaptar uma proposta de avaliação multimodal de Habilidades Sociais para pessoas com paralisia cerebral não-oralizadas.
T100 - A importância de traçar o perfil comunicativo de alunos de uma escola especial
Autores: Mônica Bevilacqua , Silvana Oliva , Therezinha Rosane Chamlian
Objetivo: Traçar o perfil comunicativo dos alunos de uma escola de Educação Especial para orientar a equipe pedagógica e terapêutica que atuam junto a esses alunos.
T1 - Paralisia cerebral: perfil comunicativo e família
Autores: Mariana Maretti Nunes; Zelita Ferreira Caldeira Guedes
Instituição: Curso de Especialização em Fonoaudiologia em Reabilitação Neurológica da Unifesp.
Objetivos: descrever perfil comunicativo da criança com paralisia cerebral (PC) usuária da comunicação suplementar e/ou alternativa (CSA), verificar grau de conhecimento e opinião dos pais e responsáveis sobre este modo de comunicação e investigar a percepção destes de melhora ou piora comunicativa das crianças antes e depois da utilização da CSA.
T126 - Interações com alunos não oralizados em sala de aula
Autores: Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes, Cláudia Miharu Togashi, Danielle Abranches Brito, Silvia Regina Sant´anna
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Objetivo: descrever e analisar comportamentos interativos da professora com seus alunos não oralizados em sala de aula antes e após a introdução dos recursos de comunicação alternativa.
Sala 211 - Tecnologia e Acessibilidade
Coordenador: Eduardo J. Manzini
T86 - Uso da comunicação alternativa e ampliada em sala de aula
Autores: Sônia Maria Moreira Delgado, Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Objetivo: auxiliar o professor a discutir e pensar as práticas pedagógicas junto com o pesquisador, no que se refere à comunicação e ao processo de ensino-aprendizagem dessas crianças que não são capazes de utilizar a fala e nem a escrita para se comunicar de modo funcional.
T31 - Brinquedos adaptados para crianças com paralisia cerebral
Autores: Ana Irene Alves de Oliveira, Glenda Miranda da Paixão,Marcos Vinícius Cunha Cavalcante, Rafael Luiz Morais da Silva
Objetivo: facilitar o brincar, adaptando esta atividade de acordo com as potencialidades de cada criança, valorizando suas capacidades remanescentes, suas características motoras e percepto-cognitivas, e não apenas tratando suas debilidades.
T60 - O uso de recursos de tecnologia assistiva como instrumento facilitador de atividades pedagógicas de crianças com encefalopatia crônica não progressiva
Autores: Aila Narene Dahwache Criado Rocha; Débora Deliberato
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília
Objetivo: Inserir recursos de tecnologia assistiva nas atividades pedagógicas de um aluno com encefalopatia crônica não progressiva.
T94 - Sintetizador de voz com interface por áudio
Autores: José Augusto Fernandes Lopes; Maurício Koprowski Garcia; Denise Rodrigues Tsukimoto; Linamara Rizzo Battistella
Instituição: IMREA – Instituto de Medicina Física e Reabilitação – Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina – Universidade de São Paulo
Objetivo: utilizar um sintetizador de voz, de forma que a pessoa possa se comunicar mais diretamente, mesmo com pessoas não habituadas ao seu método de comunicação.
T128 - Avaliação de Sistema Leitura Portátil (SLP) para Baixa Visão Desenvolvido no Brasil
Autores: Vagner Rogério dos Santos, Eliana Cunha Lima, Adriana Berezosky Santos, Paulo Schor Santos, Ricardo Uras Santos, Rubens Belfort Jr Santos
Instituições: Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (SP); - Fundação Dorina Nowill para Cegos São Paulo (SP)
Objetivo: A proposta deste estudo é avaliar a eficácia e eficiência em uma série de casos o protótipo de um equipamento nacional de magnificação para leitura.
SESSÃO DE PÔSTER
Prédio 27 - Pátio Ensino Fundamental
01/11/09 – 8h00 – 12h00
Os autores dos pôsteres deverão fixá-los às 08h00 (período da manhã) e 14h00 (período da tarde). Os pôsteres ficarão em exposição durante um período. Os pôsteres do período da manhã ficarão em exposição das 08h00 às 12h00, devendo os autores estarem presentes no intervalo do período da manhã: 10h00 – 10h30. Os pôsteres do período da tarde ficarão em exposição das 14h00 às 18h00, devendo os autores estarem presentes no intervalo: 16h30 – 17h00.
Coordenador: Sandra Cristina Fonseca Pires
T29 - Expressão artística dos usuários de uma piscina
Autores: Ana Amália Tavares Bastos Barbosa,Moacir Simplicio, Mauricio Koprowski Garcia
Instituição: Instituto de Medicina Física e Reabilitação – IMREA – HC – FMUSP
Objetivo: Mais de mil pessoas com deficiência foram atendidas pelo Projeto Halliwick na piscina da unidade Lapa do IMREA desde sua implantação a 3 anos. O controle da respiração, equilíbrio e dos movimentos na água são os principais objetivos do Método. As atividades são elaboradas levando-se em consideração a habilidade de cada grupo, portanto o programa inclui todos, independentemente de sua deficiência.
T89 - Desenho em relevo: uma alternativa comunicacional a portadores de distúrbios visuais
Autores: Marcelo Santos, Patrícia Farias Coelho
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Objetivo: discutir os tipos de materiais usados nesse procedimento e o seu potencial expressivo/comunicativo como uma alternativa à inserção de deficientes visuais num contexto social que, cada vez mais, usa a visualidade como plataforma comunicativa.
T9 - Em busca de uma comunicação intencional: relato de um caso
Autores: Luciana Aparecida Pereira Veiga, Érika Mendonça Tamarindo
Instituição: Associação de Assistência à Criança Deficiente, Osasco/SP.
Objetivo: relatar a evolução de uma criança de 3 anos de idade, portadora de Paralisia Cerebral Tetraespástica, após orientações e atendimento conjunto de Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional em um grupo.
T16 - O trabalho de comunicação suplementar e/ou alternativa nos hospitais da cidade de Belo Horizonte – MG
Autor: Janaina Maria Maynard Marques
Objetivo: O objetivo era traçar o perfil dos principais hospitais de Belo Horizonte- MG em relação ao trabalho de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa.
T22 - Família: peça-chave na construção da comunicação alternativa
Autores: Andiara Scarpel Camargo Bornelli , Kátia Melo dos Santos.
Instituição: Casa da Criança Paralítica de Campinas
Objetivo: incorporar este uso no dia-a-dia em casa, na escola, na comunidade, na vida de seu filho, ou seja, trazendo a família para a realidade.
T47 - Recursos de comunicação suplementar e alternativos elaborados e adaptados por meio de oficinas de capacitação de cuidadores e familiares de pessoas com deficiência
Autores: Andréa Carla Paura; Débora Deliberato; Ingrid da Silva Ricomini; Mariana Gurian Manzini; Vanessa Rodrigues; Munique Massaro; Tatiane Ribeiro Roberto
Instituição: Departamento de Educação Especial – UNESP/Marília
Objetivo:elaborar e confeccionar recursos de comunicação suplementar e alternativos durante as oficinas de capacitação de cuidadores e familiares.
T56 - Capacitação de profissionais da saude e educação no contexto da comunicação alternativa: ações práticas
Autores: Débora Deliberato, Ligia M. P. Braccialli, Rita de Cássia Tibério Araújo; Roberta Gonçalves da Silva, Julia Maria Vicente da Silveira, Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Inaiara Bartol Rodrigues, Silvia Helena Tavares Pinto Finocchio, Leila Maria Filomena Capellini
Instituição: Departamento de Educação Especial; Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Estudos da Educação e da Saúde da UNESP/Marília
Objetivo: inserir alunos dos cursos de Pedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional na área de comunicação suplementar e alternativa.
T2 - Colaborando com a aprendizagem:uma experiência prática de ensino colaborativo
Autor: Célia Luiza Monteiro
Instituição: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Objetivo: planejar intervenções pedagógicas pontuais que possibilitassem a aprendizagem de um aluno com necessidades especiais incluído no ensino regular.
T3 - Eu não falo...,mas posso contar uma história
Autor: Elisabete de Ascensão Ramos
Objetivo: O aluno ser inserido e incluído de forma produtiva de acordo com ano/ciclo, provocar no professor um olhar positivo na aprendizagem do aluno com paralisia cerebral, dar função de aluno para quem não apresenta linguagem e movimento corporal respeitando a especificidade do mesmo, valorizar e incentivar a comunicação alternativa dentro da escola e dentro do ambiente escolar, dar significado desses símbolos para o aluno com paralisia cerebral, construir textos( bilhetes, convites) utilizando os símbolos, garantir que o aluno com paralisia cerebral possa escolher e participar da aula utilizando a sua comunicação.
T13 - O uso da comunicação alternativa na escola especial
Autores: Denise Miranda de Oliveira Donadio,Maria Luisa Afonso Christino
Instituição: Instituto Indianópolis
Objetivo: Oferecer apoio no conteúdo pedagógico utilizando a comunicação alternativa através de adaptações de materiais para que possa ser estimulada a comunicação do aluno não falante e com atraso de linguagem.
T25 - O uso da comunicação suplementar e/ou alternativa em escolas especiais de Belo Horizonte - comparativo entre 2007 e 2009
Autores: Janaina Maria Maynard Marques, Carla Menezes da Silva, Juliana Paula Pinto Sá
Objetivo: Visto a importância da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa no ambiente escolar, este trabalho tem como objetivo comparar o uso atual da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa em escolas especiais de Belo Horizonte com o resultado do mesmo trabalho realizado em 2007.
T33 - A mediação simbólica no contexto escolar – atenção às intervenções realizadas a partir de suportes para os símbolos
Autores: Denise Pereira Silva
Objetivo: realizar observações em salas de aula para auxiliar na obtenção de informações que ajudem as equipes escolares a qualificar este trabalho.
T39 - Comunicação alternativa: há limites para a inclusão social? relato de experiência
Autores: Karina Rizzardo Sella ,Aline Brandão, Ana Lucia de Barros,Marisa Hirata de Fabri
Objetivo: garantir aos usuários possibilidades reais de expandir sua comunicação para contextos naturais envolvendo interações em grupo, com igualdade entre os sujeitos na autonomia de escolha dos assuntos.
T40 - Comunicação suplementar e/ou alternativa :um recurso educacional para educandos com ausência ou dificuldade de comunicação verbal no contexto escolar
Autores: Adriana Basso Corso , Rosicléia Siqueira Castro
Instituição: Secretaria Municipal de Educação de Araucária-Paraná
Objetivo: estabelecer uma adequada e eficaz comunicação entre professor e educando e consequente melhora na aprendizagem escolar.
SESSÃO DE PÔSTER
Prédio 27 - Pátio Ensino Fundamental
01/11/09 – 14h00 – 18h00
Coordenador: Sandra Cristina Fonseca Pires
T21 - Objetos de referência e mecanismos da neurociência como recurso interventivo no desenvolvimento de habilidades lingüísticas e elaborações cognitivas superiores em crianças e jovem autista no uso do sistema de comunicação por pictogramas (pcs).
Autor: Solange Maria Américo.
Objetivo: verificar o processo de aquisição de habilidades lingüísticas em duas crianças e um jovem autista com idades entre cinco, nove e treze anos.
T37 - Paralisia cerebral: a relação esquema postural e códigos de comunicação segundo o conceito Castillo Morales - estudo de casos
Autor: Karina Rizzardo Sella
Objetivo: estabelecer uma comunicação dentro de sua condição postural
T5 - Atendimento domiciliar: uma proposta de possibilidades frente à deficiência no processo de inclusão
Autores: Ana Lídia da Silva Pinto, Ione Aparecida Duarte Santos Dias,Nezimar Soares Rocha
Instituição: Prefeitura Municipal de Cariacica - Secretaria Municipal de Educação
Objetivo: envolver o aluno cada vez mais nas atividades com sua participação efetiva em todos os momentos.
T11 - Acessibilidade comunicativa no ambiente natural
Autores: Munique Massaro; Débora Deliberato; Vanessa Rodrigues; Tatiane Roberto; Fabiana Delgado Diaz Medina; Debora Morais Pereira; Natalia Bittar Mastello.
Instituição: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Marília.
Objetivo: capacitar e inserir os familiares de crianças, jovens e adultos com necessidades complexas de comunicação na confecção de materiais adaptados por meio dos recursos de comunicação suplementar e alternativa.
T32 - Acionador de tração de baixo custo: dispositivo de acessibilidade como facilitador da comunicação e do aprendizado de uma criança com paralisia cerebral.
Autores: Ana Irene Alves de Oliveira, Gisely Gabrieli Avelar de Souza, Otavio Augusto de Araújo Costa Folha, Rafael Luiz Morais da Silva
Objetivo: apresentar um relato de experiência de utilização de acionadores de computador de baixo custo na mediação de uma criança com paralisia cerebral, 10 anos, no uso do computador no intuito de favorecer a comunicação e o aprendizado da mesma.
T46 - A comunicação alternativa e/ou suplementar e suas implicações no meio familiar e escolar: estudo de caso de um usuário com paralisia cerebral
Autores: Luciana Silva do Nascimento; Maria Lúcia Gurgel da Costa; Germana Maria Gomes Carvalheira.
Objetivo: descrever o uso de dispositivo de comunicação alternativa em usuário adulto, não falante com paralisia cerebral tipo atetóide e suas repercussões no meio familiar e escolar através da aplicação de um questionário e observar o desempenho deste indivíduo na comunicação após introdução deste recurso.
T49 - Comunicação suplementar e alternativa: contribuições para um programa de estimulação precoce
Autores: Silvana Falcão Tuler Sobrinho; Ligia Maria Presumido Braccialli; Júlia Maria Vicente Silveira; Aila Narene Dahwache Criado Rocha; Natália Bittar Mastello
Instituição: Departamento de Educação Especial; Centro de Estudos da Educação e da Saúde, Programa de Aprimoramento Profissional – UNESP/Marília
Objetivo: estimular a comunicação, mas também realizar um trabalho preventivo, considerando que muitas das crianças atendidas não apresentam prognóstico favorável para a fala.
T71 - Produção do conhecimento em fonoaudiologia em comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos
Autores : Simone Infingardi Krüger, Ana Paula Berberian
Instituição: Universidade Tuitu do Paraná
Objetivo: analisar a produção do conhecimento acerca da CSA publicada em periódicos especializados da área de Fonoaudiologia, no período entre 1997 e 2005
T55 - Utilização da comunicação suplementar e alternativa em um centro de equoterapia
Autores: Fabiana Delgado Diaz Medina; Débora Deliberato; Ligia Maria Presumido Braccialli; Rita de Cássia Tibério Araújo; Natália Bittar Mastello; Débora Morais Pereira
Instituição: Programa de Aprimoramento Profissional – Departamento de Educação Especial – UNESP/Marilia
Objetivo: inserir e ampliar novos vocábulos, estruturas frasais e atividades dialógicas por meio do uso de recurso de Comunicação Alternativa e Suplementar, utilizando objetos, fotos e figuras como instrumentos facilitadores no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem.
T62 - Sistemas de calendários - tecnologia de baixo custo para pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla
Autores : Shirley Rodrigues Maia,Vula Maria Ikonomidis ,Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita,Lília Giacomini,Márcia Maurílio Souza,Susana Maria Mana Aráoz
Instituição: Ahimsa Associação Educacional para Múltipla Deficiência
Objetivo: servir de apoio ao desenvolvimento de comunicação, dar apoio emocional e permitir o ensino de conceitos temporais abstratos e vocabulário.
T80 - Sistema de comunicação virtual para portadores de necessidades especiais
Autores: André Armstrong Janino, Fábio Andrei Salles, Percy Nohama
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR/LER, Curitiba
Objetivo: descrever uma prancha virtual de comunicação, um sintetizador de voz e um mouse para cabeça.
T90 - Comunicação alternativa em sala de aula: uma experiência de graduandos em pedagogia
Autores: Carla Pompeu de Souza ; Fernanda Magalhães Obelar; Adriane Maia; Carolina Rizzotto Schirmer; Catia Crivelenti de Figueiredo Walter ; Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Objetivo: apresentar a experiência do trabalho de três alunas do curso de Pedagogia com alunos do ensino publico que necessitavam de CAA.
T111 - O uso da comunicação alternativa por duas pacientes com esclerose lateral amiotrófica através de sistema computadorizado de acionamento ocular
Autores: Renata de Lima Velloso, Elizeu Coutinho de Macedo
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Objetivo: Relatar a adaptação de sistemas de comunicação alternativa por acionamento ocular para duas mulheres com ELA que só tinham controle voluntário do movimento dos olhos
T131 - A comunicação alternativa e aumentativa salvando vidas
Autores: Susana Maria Mana de Aráoz, Shirley Rodrigues Maia, Sandra Regina Stanziani Higino Mesquita Maria da Piedade Resende da Costa, Sonia Maria da Silva Nóbrega.
Instituições: Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Instituição Educacional para a Deficiência Múltipla AHIMSA; Universidade Federal de São Carlos; Instituto Educacional Especializado Dr. Antonio Lázaro de Moura
SESSÃO DE PÔSTER
02/11/09 – 8:00 – 12:00 horas
Prédio 27 - Pátio Ensino Fundamental
Coordenador: Sandra Cristina Fonseca Pires
T8 - Uso de pranchas temáticas na introdução da comunicação suplementar em crianças com síndrome de down: um estudo de caso.
Autor: Tatiana Pires da Silva
Instituição: Sociedade Pestalozzi de São Paulo
Objetivo: Eleger a comunicação suplementar devido à criança ser bastante gestual e, neste momento, a fala ser ininteligível.
T42 - Projeto: a comunicação alternativa frente aos diferentes atendimentos terapêuticos realizados na instituição com o pc
Autores: Ana Cristina de Oliveir, Fátima Maria do Nascimento,Juliana Alves de Oliveira,Tatiana Lanzarotto Dudas, Vilza Carla Brene
Instituição: Fraternidade Irmã Clara
Objetivo: trabalhar utilizando pranchas temáticas de comunicação alternativa durante todas as terapias, não somente nas terapias de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, mas promovendo diálogo e escolhas durante a hidroterapia, fisioterapia motora, respiratória, etc.
T104 - Reconstruindo histórias: o uso de recursos de comunicação suplementar e/ou alternativa em uma intervenção interdisciplinar
Autores: Josyvanda Basílio Russo; Renata Cristina Bertolozzi Varela
Instituição: Espaço de Acesso Clínica e Assessoria
Objetivo: desenvolver habilidades nas áreas cognitiva (planejamento, memória, atenção) e de linguagem (compreensão, comunicação, leitura e escrita), através da leitura e reconstrução de histórias.
T48b - Praticas da área do setor de psicologia com cuidadores e familiares de crianças, jovens e adultos do setor da comunicação alternativa
Autores: Julia Maria Vicente da Silveira; Mônica Pereira Marins Messias; Débora Colombo da Silva
Instituição: Centro de Estudos da Educação e da Saúde – UNESP/Marília
Objetivo: implementar um programa de orientação psicológica para pessoas com lesão encefálica com necessidade complexa de comunicação em um centro de atendimento especializado.
T93 - Surdocegueira, família e comunicação: análise das publicações nacionais
Autores: Vula Maria Ikonomidis,Maria da Piedade Resende da Costa,
Instituição: Universidade Federal de São Carlos-Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.
Objetivo: analisar publicações de estudos nacionais envolvendo a importância da família no desenvolvimento da comunicação do filho com surdocegueira.
T105 - Formação de acadêmicos de enfermagem na lingua brasileira de sinais: relato de experiência
Autores: Ivânia Vera, Anderson Simão Duarte,Roselma Lucchese
Objetivo: relatar a experiência de docência em enfermagem quanto o ensino de LIBRAS
T118 - O cuidar em silencio
Autores: Ivania Vera ,Anderson Simão Duarte ,Aristides José da Silva Junior ,Roselma Lucchese
Objetivo: capacitar profissionais de saúde, docentes e discentes do Curso de Graduação em Enfermagem utilizando da LIBRAS para favorecer a inclusão e a assistência humanizada às pessoas surdas.
T54 - Atuação fonoaudiológica na educação infantil: uma experiência no processo inclusivo
Autores: Carla Silvestre
Objetivo: descrever o trabalho de parceria da fonoaudiologia junto ao discurso pedagógico na Educação Infantil.
T58 - Atuação do assistente social junto ao programa de comunicação alternativa
Autores : Silvia Helena Tavares Pinto Finocchio, Leila Maria Filomena Capellini, Débora Deliberato,
Instituição: Centro de Estudos da Educação e da Saúde – UNESP/Marília
Objetivo: oferecer subsídios à equipe multiprofissional para formulação de ações prioritárias; bem como visando o encaminhamento para as políticas públicas e ou recursos da comunidade.
T59 - A fonoaudiologia e as pistas comunicativas na recepção e expressão dos alunos surdocegos pré-linguísticos
Autores: Angela Maria Areias Florêncio, Deisi Ottobeli Sant’Ana; Helga Silva Pereira, Quézia Nantes Abuchaim Duarte
Instituição: Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação – CEADA
Objetivo: objetivo propiciar meios de se estabelecer uma comunicação, estimular os sentidos que apresentam capacidade funcional, utilizando técnicas e recursos que possibilitem ao aluno surdocego: a internalização de informações, formação da imagem mental do mundo e a simbolização de conceitos.
T63 - O sistema de calendário como forma de comunicação com adolescentes surdocegos pré-linguísticos
Autores : Gisele Freitas de Oliveira Weiber, Jacquelini Ricartes Costa, Sandra Marques Teixeira Fernandes
Instituição: CEADA – Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação – Campo Grande - MS
Objetivo: O Sistema de Calendário de Comunicação tem como finalidade estruturar seu mundo, em lugar, tempo e pessoa, sendo importante na organização da rotina diária, para a antecipação das atividades através de objetos que dêem referência e antecipe as ações que serão desenvolvidas, favorecendo a participação no meio no qual estão inseridos fazendo uso de uma interação comunicativa de qualidade.
T102 - Estratégias e possibilidades no processo educacional e inclusivo das pessoas com autismo.
Autores: Tereza Cristina Carvalho Iwamoto De Oliveira
Instituição: Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Campus de Presidente Prudente).
Objetivo: buscar estratégias que podem vir a contribuir para o processo educacional e inclusivo das pessoas com autismo.
T115 - A fonoaudiologia criando modos de produção da inclusão no ambiente escolar
Autores: Rosana Carla do Nascimento Givigi ;Larissa Costa Macedo ;Vera Lúcia de Oliveira Ralin
Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Objetivo: discutir a inclusão de duas crianças com necessidades especiais e com alterações de linguagem no ensino regular.
T117 - O processo de inclusão e o uso do sistema de comunicação alternativa e ampliada na escola
Autores: Edênia da Cunha Menezes e Rafaela dos Santos
Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Objetivo: refletir sobre as práticas educativas e de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, por deficiência.
T69 - Comunicação alternativa: achados da produção científica em base de dados
Autores : Cândice Lima Moreschi ,Luciana Pizzani ,Suzelei Faria ,Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi ,Maria Amélia Almeida
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos
Objetivo: identificar na base de dados Scielo a produção científica referente a área da Comunicação Alternativa/Ampliada dos últimos quatro anos.
OFICINAS – Relatos de experiências
Prédio 19
01/11/09 – 8h00 – 9h00
Oficina 1 – sala 207
Coordenador: Andrea Carla Paura
T45 - Capacitação de famílias e cuidadores de crianças, jovens e adultos no contexto da comunicação alternativa
Autores: Débora Deliberato; Julia Maria Vicente Silveira
Instituições: Departamento de Educação Especial e Centro de Estudos da Educação e da Saúde da UNESP/Marília
Objetivo: O objetivo desta oficina será apresentar as práticas envolvidas com as famílias e cuidadores na confecção e uso de recursos de comunicação alternativa na rotina das atividades de seus filhos, jovens e adultos perante o apoio de profissionais da área da comunicação alternativa: fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e pedagogia e psicologia.
Oficina 2 – sala 208
Coordenador: Renata de Lima Velloso
T72 - A imersão dos símbolos através de jogos e brincadeiras na sala de aula
Autor: Denise Pereira Silva
Objetivos: Esta oficina busca favorecer a imersão da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) no cotidiano escolar considerando das propostas pedagógicas dos professores, as necessidades educacionais das crianças e a realização de diferentes brincadeiras e jogos.
Oficina 3 – sala 209
Coordenador: Renata de Lima Velloso
T107 - Construção de pranchas de comunicação dinâmicas e métodos de acesso ao computador
Autor: Daianne Serafim Martins
Instituição: CEDI
Objetivo: O objetivo desta oficina será de relatar casos de implementação do uso de pranchas de comunicação dinâmicas com síntese de voz através do uso do software Boardmaker com Speaking Dynamically Pro e de instruir o público na construção desses recursos considerando as diferentes formas de acesso ao computador
Oficina 4 – sala 210
Coordenador: Anna Carolina Cassiano Barbosa
T108 - A utilização de softwares de apresentação como estratégias de uso da CSA
Autoras: Bárbara Martins, Nathalia Cruz Ting, Renata Cristina Bertolozzi Varela.
Instituição: Espaço de Acesso Clinica e Assessoria em Terapia Ocupacional
Objetivo: A proposta desta oficina é apresentar algumas possibilidades de uso do programa, que foram utilizadas em situações de atendimento a crianças e jovens com comprometimento neuromotor, como por exemplo, para a elaboração de histórias, apresentação pessoal, músicas e jogos. A partir da apresentação dessas atividades, o público será convidado a escolher uma delas e será demonstrado como foi elaborada. O enfoque da oficina será o ensino dos recursos básicos do programa aplicados a um contexto terapêutico
Oficina 5 – sala 211
Oficinas – Relatos de experiências
02/11/09 – 8h00 – 9h00
Prédio 19
Oficina 6 – sala 207
T43 - Relatos de experiência na criação de acionadores artesanais
Coordenador: Mariana Tortorelli
Autores: Ana Irene Alves de Oliveira, Rafael Luiz Morais da Silva, Raimundo Ferreira da Silva Filho
Instituição: Universidade do Estado do Pará
Objetivo: esta oficina propõe relatar as experiências na elaboração e confecção de acionadores artesanais para indivíduos com disfunção neuromotora. A metodologia utilizada será a exposição dialogada, com apoio de equipamento multimídia, e demonstração de 5 (cinco) acionadores artesanais construídos, e as suas possíveis formas de aplicação através de vídeos de usuários que utilizam esses equipamentos.
Oficina 7 – sala 208
Coordenador: Roselaine Pontes
T51 - Capacitação para adaptação de livros de histórias infantis por meio do recurso de comunicação suplementar e alternativa
Autores: Adriana Ponsoni; Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Débora Deliberato
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília; Centro de Estudos da Educação e da Saúde – CEES/Unesp
Objetivo: constituir referencial teórico e prático no processo de adaptação de livros de histórias infantis por meio de recursos de comunicação suplementar e alternativa. A oficina será ministrada por uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional, com objetivo de fornecer um modelo de atuação interdisciplinar, o que é fundamental para assegurar melhor desempenho das crianças usuárias dos recursos de comunicação suplementar e alternativa nas atividades com os livros de histórias infantis adaptados.
Oficina 8 – sala 209
Coordenador: Cândice Lima Moreschi
T97 - A importância do trabalho interdisciplinar na adaptação de atividades pedagógicas por meio de recursos de comunicação alternativa.
Autores: Fabiana Sameshima, Débora Deliberato, Inaiara Bartol Rodrigues, Andréa C. Paura
Instituições: Programa de Pós-graduação da UNESP/Marília, Centro de Estudos da Educação e da Saúde da UNESP/Marília.
Objetivo: O objetivo desta oficina é mostrar a importância do trabalho interdisciplinar entre a fonoaudióloga, pedagoga e professora da sala comum em um projeto de adaptação de atividades pedagógicas por meio dos recursos de comunicação alternativa para um aluno de classe comum que apresenta hipótese diagnóstica de apraxia de fala
Oficina 9 - sala 210
Coordenador:
T129 - Comunicação alternativa: formar para mudar atitudes
Autor: Elisabete Mendes
Instituição: Escola Superior de Educação de Portalegre; Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social
Objetivo: O presente trabalho pretende abordar a utilização dos sistemas de comunicação aumentativa e alternativa em Portugal, a qual tem vindo a ser implementada através da colaboração entre instituições do ensino superior e organizações no domínio da reabilitação.
A programação científica poderá sofrer alteração sem prévio aviso.
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